Avançar para o conteúdo
Home » Dicas Rápidas » Acidentes na cozinha – dicas de segurança para evitar imprevistos

Acidentes na cozinha – dicas de segurança para evitar imprevistos

acidentes-na-cozinha-dicas-de-seguranca-para-evitar-imprevistos (1)

Certamente a cozinha é um dos cômodos favoritos de muitas pessoas, seja pelo simples fato de ser onde nos alimentamos ou porque gostam de passar bons momentos cozinhando, justamente por ser um local bastante frequentado ela acaba se tornando um dos cômodos que mais estão suscetíveis a acidentes.

Confira neste artigo quais são os riscos e como prevenir alguns dos acidentes mais comuns na cozinha. 

Quais são os riscos? Como evitar acidentes na cozinha

Os diferentes agentes de riscos podem variar para diferentes tipos de ambientes, tudo irá depender da forma como sua cozinha foi projetada e como ela está distribuída

No entanto, existem quatro fatores de riscos mais comuns e que estão presentes em grande parte das cozinhas, seja ela residencial ou industrial. 

Choque elétricos

nas cozinhas existem máquina e aparelhos movidos a eletricidade, que, caso manuseados com as mãos molhadas, podem causar choques.

Queimaduras

Quando tratamos de riscos na cozinha, as queimaduras facilmente são as mais lembradas; 

Cortes e perfurações

os mais diversos objetos e utensílios de cozinha afiados estão presentes na cozinha, fazendo com que cortes e perfurações se tornem até mesmo “comuns” neste ambiente. 

Quedas

apesar de parecer “inusitado” quedas na cozinha acontecem até que com certa frequência, muitas vezes o piso pode acabar ficando escorregadio devido a sujeiras, vapores e condensação, panos que acabam caindo, tapetes mal posicionados, etc. 

Quais os acidentes mais comuns na cozinha?

Acidentes com crianças

definitivamente um dos acidentes mais comuns na cozinha envolvem as crianças; as mesmas por conta da falta de conhecimento e curiosidade estão mais sujeitas a incidentes neste local.

Panelas no fogo viradas com os cabos para fora do fogão, gás ligado quando está fora do uso, facas e objetos cortantes no alcance dos menores, tudo poderá chamar a atenção dos pequenos e levar a um acidente.

Inalação de gás

em algumas situações é difícil perceber que o gás está vazando, fazendo com que os moradores apenas tenham conhecimento quando o cheiro já está muito forte; crianças pequenas podem simplesmente passar pelo fogão e se sentirem atraídas a mexer nos botões, idosos e até mesmo nós em meio as tarefas diárias podem simplesmente esquecer o gás ligado.

Reforçando a sugestão de manter o registro do botijão fechado quando não estiver em uso.

Queimaduras

Casos de queimadura domesticas são extremamente comuns, e elas vão desde não conseguir controlar o óleo e ele respingar no corpo até acabar tendo problemas com um pano que acabou ficando muito perto do fogo e a pessoa teve dificuldades para apagar.

Como podemos evitar acidentes na cozinha?

Existem as mais diversas formas de se evitar acidentes na cozinha, indo desde a utilização correta dos mais diversos utensílios de cozinha, adoção de práticas e medidas que evitem possíveis incidentes e até o planejamento do local. 

Planejamento

O primeiro passo para manter sua cozinha segura é realizar um bom planejamento da mesma, evite construir a cozinha em um cômodo muito apertado e sem espaço para que você se movimente, evite adicionar muitos itens decorativos desnecessários neste local, como tapetes, por exemplo;

Em seguida, por ser um local com presença de umidade e também altas temperaturas o revestimento utilizado também deve ser estrategicamente selecionado, a dica é optar pelos forros de pvc sendo um material não inflamável.

Consulte uma loja de forros de pvc em Curitiba ou na sua região mais próxima e realize um orçamento. 

Cozinha limpa e organizada – como evitar acidentes na cozinha

O simples ato de manter sua cozinha limpa e organizada será capaz de evitar os mais diversos acidentes “bobos” no cômodo.

Imagine, por exemplo, que você está assando um bolo, porém, ao retirar do forno você percebe que não possui espaço na bancada devido a uma bagunça, fazendo então que você acabe se queimando antes de encontrar um local adequado para o alimento.

Deste modo, antes de começar a preparar uma refeição, sempre garanta que sua cozinha está em ordem. 

acidentes da cozinha
Manter tudo limpo e organizado, ajuda a evitar acidentes na cozinha

Panelas sempre com o cabo para o lado de dentro

Pode parecer que essa é uma dica para evitar possíveis acidentes com crianças, porém, até mesmo adultos na correria de uma rotina pode acabar esbarrando no cabo da panela ao passar ou simplesmente acabar batendo enquanto está cuidando de outra panela no fogo; não de chances para o azar e sempre mantenha os cabos virados para dentro.

Facas sem corte

Pensar que quanto mais afiado um utensílio, mais perigoso ele irá se tornar, porém, uma faca cega e mal afiada se torna ainda mais perigosa.

Com uma faca não amolada, você faz força na hora de cortar um alimento, e, consequentemente, aumente as chances da faca acabar mudando de direção.

Mantenha a atenção: por mais intimo e por mais que tenha boas habilidades culinárias, é importante que você não fique no modo automático ao entrar na cozinha; é natural que o dia a dia seja cheio de coisas para fazer, outras tarefas domesticas, cuidar das crianças, trabalho, estudo, etc. porém, tentar conciliar todas essas atividades ao mesmo tempo em que cozinha e deixa alimentos no fogo pode não ser uma boa ideia, por isso, sempre que for cozinhar, mantenha a atenção e foco nessa atividade. 

Quais são os riscos biológicos e como evitar acidentes na cozinha?

Se é conhecido dos mais diversos riscos de possíveis acidentes na hora de cozinhar, o medo de queimaduras, possíveis choques e cortes está sempre presente.

Entretanto, se é necessário frisar que quando estamos tratando de alimentos, riscos biológicos também estão presentes e devem ser evitados enquanto cozinhamos. 

Caso você não lave as mãos, não lave os alimentos, nunca trabalhe e cozinhe em um ambiente sujo.

As chances de contrair alguns microrganismos maléficos não só para você, mas toda sua família são grandes.

Os riscos biológicos presentes em uma cozinha são:

Vírus

As tradicionais gripes e resfriados ao mesmo tempo, são doenças que através da cozinha podem ser facilmente transmitidas para todos da residência.

Por isso, caso tenha conhecimento de que está com algum desses vírus, evite preparar refeições ou redobre os cuidados higiênicos no preparo. 

Bactérias – como evitar acidentes na cozinha

Alimentos contaminados com bactérias podem ser um prato cheio para causar um mal para todos da residência que ingerirem a refeição contaminada.

As bactérias patogênicas e causadoras da chamada Doenças Transmitidas por Alimentos (TDA) estão presentes nos diversos alimentos, desde carnes, cereais até vegetais.

Protozoários

Águas contaminadas, carnes cruas ou mal passadas, alimentos contaminados com cistos.

Esses são exemplos de protozoários atingindo diferentes alimentos e que podem lhe causar desde amebíase, toxoplasmose até lesões oculares e cerebrais dependendo dos casos. 

Lembre que é importante tomar todo o cuidado quando o assunto é cozinhar.

Desde o simples ato de não deixar com que panos fiquem perto do fogo até a garantia de que os alimentos estão em bom estado.

Ainda assim, se certifique que lavou corretamente frutas, verduras e legumes, de que a carne não está sendo servida crua, etc. 

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.