Avançar para o conteúdo
Home » Dicas Rápidas » Dicas de decoração para sua cozinha

Dicas de decoração para sua cozinha

Precisando de dicas de decoração para sua cozinha?

Nada como uma cozinha aconchegante e funcional, não é mesmo? Quer decorar a cozinha e não sabe por onde começar? Então, esse artigo é para você!

Sem dúvida, cada vez mais, a cozinha vem ganhando o status de cantinho mais charmoso da casa, onde se recebe não só a família, mas também amigos, para cozinhar e aproveitar momentos maravilhosos.

Por isso, a preocupação em fazer da cozinha um lugar bonito, agradável e funcional, vem crescendo a cada dia. 

Assim, a cozinha que antes era vista apenas como um local onde se preparava as refeições, passou a ser um espaço de interação e lazer. 

E você, quer ter um cômodo que atenda às suas necessidades, onde possa cozinhar e, ao mesmo tempo, interagir com seus familiares ou amigos? Então, confira nossas dicas para ajudar na decoração de sua cozinha! 

Armários planejados velhos e cafonas.

 E, claro, quem nunca sonhou em ter uma cozinha planejada?

Pois é, mas, infelizmente,  nem todo mundo pode investir em móveis planejados. A dica, portanto, é apostar nos modelados, os quais permitem montar sua cozinha do jeito que quiser, otimizando espaço  e deixando ela com sua cara.

Se projetar direito, poderá fazer com que não deva nada para uma cozinha planejada, existindo diversas marcas que fabricam móveis modulados, com preços que cabem no seu bolso.

Mas, se o orçamento não permite investir no momento em móveis novos,  nesse caso, a dica é pintar os armários da cozinha, seja com cores vivas para deixar a cozinha jovem e alegre, ou, cores mais neutras, como branco ou tons mais claros.

E se o material não aceitar a aplicação de tinta, apostar em adesivos pode ser uma ótima opção.

Revestimentos

Acha que os azulejos que já têm em sua cozinha por muitos anos estão a deixando com aparência velha? Mas, também trocar tudo não é uma opção?

Então, seja por falta de grana ou por odiar obras, se não puder trocar os azulejos antigos, a dica é, por exemplo, pintar os azulejos, ou colar adesivos com diversos desenhos e cores em locais estratégicos. 

Outra dica, é colocar revestimentos atraentes, ao menos, entre a bancada inferior e a superior, isso vai trazer personalidade para a sua cozinha e deixar o ambiente charmoso, sem precisar de grandes obras. 

Piso 

Outra dica para dar personalidade à sua cozinha, é investir em um novo piso, que pode fazer toda a diferença no ambiente, sendo fácil de encontrar em várias cores e texturas, ajudando a deixar seu cantinho ainda mais especial. 

Só se atente ao fato de o piso deve ser fácil de limpar e também seguro, por isso, ele não deve ser escorregadio, lembre-se de que nesse ambiente da casa costuma respingar água e gordura, por isso.

O piso precisa ser prático de limpar e não pode ser escorregadio.

Assim sendo, evite revestimentos de acabamento polido, que são mais lisos, se for investir em porcelanato, opte pelo esmaltado, que é mais seguro.

Cozinha com janela

Tem janela em sua cozinha? Então, que tal investir em uma persiana?

A persiana além de minimalista e moderna, ajuda a regular a entrada de ar, luz, mantendo a privacidade do ambiente, sem falar que deixa a cozinha um charme.

Uma dica é investir em vasinhos na janela da cozinha, tanto de flores como de temperos, assim, quando a persiana estiver totalmente aberta, seu espaço fica ainda mais encantador, só evite exageros.

Horta vertical

E por falar em vasinhos de temperos, que tal uma horta vertical na parede? Elas estão super na moda, e além de deixar a cozinha um charme, ainda espalham um delicioso aroma pela casa.

Portanto, se tem uma parede sobrando, e gosta de ter temperos frescos sempre por perto, a horta vertical é uma ótima opção. A dica, no entanto, é procurar cultivar os temperos próximo de um local que bata sol.

Quadro Negro

Mas, se prefere que seus vasinhos de temperos fiquem mesmo na janela, e quiser usar a parede sobrando de outra forma, uma dica é apostar em um quadro negro, que vai dar um toque todo especial à sua cozinha. 

Nele poderá deixar recados, desenhos, assinaturas, anotar receitas, listas de supermercado, entre outras possibilidades.

Para fazer essa parede, a dica é usar a tinta de quadro-negro, muito usada por designers e arquitetos, deixando o ambiente super descontraído e interessante.

Seu ambiente vai ficar mais aconhegante e moderdo

Coifa ou depurador

E não tem cozinha charmosa que sobreviva à fumaça e cheiros produzidos pelos alimentos se espalhando pela casa toda…. por isso, é preciso investir em uma coifa ou depurador.

É uma das dicas de decoração para sua cozinha.

No caso, a coifa (que existe nas versões de parede ou em ilha) possui uma chaminé, portanto combina mais com cozinhas grandes, já o depurador é mais indicado para cozinhas pequenas.

Cooktop 

Cada vez mais comum, o cooktop serve para dar um ar moderno à cozinha, existindo modelos para todos os tamanhos de cozinha, estilos e bolsos.

Ficam perfeitos substituindo o fogão tradicional ou em uma ilha gourmet.

Um cooktop pode mudar tudo na sua cozinha!

Objetos reciclados – Dicas de decoração para sua cozinha

Sem dúvida, ao decorar sua cozinha, não se esqueça de apostar em objetos decorativos, que ganham um charme a mais quando feitos por você mesma.

Assim, que tal transformar latas que iriam para o lixo em incríveis porta talheres, por exemplo. Basta aplicar tinta ou colar tecido, enfim, usar a criatividade. 

O mesmo pode ser feito com vidros de conservas, que com etiquetazinhas podem virar porta temperos, ou  garrafas de vidro, que podem se transformar em fofos vasos de flor ou simples objetos de decoração.

Iluminação 

Embora esteja em último lugar nessa lista, na verdade, a iluminação é fundamental em qualquer decoração, e ainda mais quando se trata da cozinha.

A iluminação é um dos pontos-chave da cozinha, sendo preciso investir em uma boa iluminação, se cozinha diariamente e quer uma opção prática e econômica.

Sendo assim, a melhor opção é a luz fria.

Já se a cozinha é mais usada para as comidas rápidas e quer priorizar mais o aconchego, nesse caso, a luz quente é a opção ideal.

No mais, procure iluminar bem os locais que são bastante utilizados durante a preparação dos alimentos, como na bancada e em cima do fogão, e quem tem cozinha com teto rebaixado, a dica é apostar em alguns spots de luz de led, uma solução bonita e econômica.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.