Avançar para o conteúdo
Home » Dicas Rápidas » Como congelar abacate?

Como congelar abacate?

Você sabe como congelar abacate?

Muita gente pergunta se pode congelar o abacate, pois se trata de uma fruta sensível, que amadurece e estraga muito facilmente.

Ela faz parte das frutas-manteiga e não há outra fruta como o abacate, com muitos benefícios saudáveis ​​para o coração, é uma fruta gordurosa, mas que tem gordura boa para o corpo.

Ainda assim, uma fonte de potássio e gorduras mono saturadas, que vem se tornando prato essencial das pessoas que praticam esportes e comem de maneira saudável.

Pra que serve o abacate?

Todo mundo ama abacate. Com seu sabor único, é possível fazer muitas coisas com essa fruta, como vitaminas, saladas e outras coisas salgadas e doces.

Você sabia que o hábito de comer abacate doce é mais comum no Brasil? Todas as vezes que fora do Brasil, eu disse comermos com leite e açúcar, riram!

Ele é mais consumido de forma salgada fora do nosso país.

Dá para fazer um guacamole ou até mesmo maionese de abacate para usar a fruta madura.

Você também pode congelar abacate para usar em outra ocasião. Veja também, nossa mousse de abacate.

Pode congelar o abacate

Congelar um abacate, com ou sem casca, estraga a textura e a cor.

Os abacates contêm um excesso de água, portanto, o congelamento da fruta forma cristais de gelo afiados que explodem as células da fruta.

Isso pega a textura suave do abacate e a torna incrivelmente mole.

Como congelar abacates

Embora o congelamento de um abacate destrua sua textura natural, cubos ou fatias de abacate são habitantes comuns da seção de frutas congeladas em muitos supermercados.

Os abacates descongelados escurecem de uma vez, assim que forem cortados. Quando você congelar um abacate, não deixe que a cor verde vibrante te engane, ao retirar do freezer. Ele vai escurecer!

Congelar o abacate com a casca

Embora não haja benefícios ou danos perceptíveis em congelar um abacate com a pele intacta, pode ser prudente considerar pelo menos cortar a fruta ao meio antes de congelar.

A textura mais pastosa tornará ainda mais difícil fazer isso com perfeição.

Sem a casca

Em seguida o método mais indicado, é cortar e descascar o abacate.

Para isso, é melhor usar frutas que estão começando a amadurecer e ainda estão firmes ao toque.

Corte o abacate em quatro pedaços, separando a casca da fruta, e, em seguida, corte o abacate em pedaços do tamanho que funcionar melhor para você, seja em cubos ou fatias.

Modo de congelamento do abacate

  • É importante congelar os pedaços de abacate duas vezes, primeiro individualmente, depois juntos em um saco ou recipiente, para que não grudem.
  • Você não vai não gostar de ter que esculpir pedaços congelados de um bloco gigante de fatias grudadas.
  • Coloque os pedaços de abacate em uma bandeja forrada com papel de freezer onde eles não se toquem e deixe esfriar por 1–2 horas.
abacate congelado
Abacate congelado em pedacinhos

Quando as fatias ou cubos estiverem duros ao toque, coloque todos juntos em um saquinho.

Feche, retirando o máximo de ar possível do saco.

Eles agora estão prontos para armazenamento em freezer a longo prazo!

Lembre-se, embora o freezer prolongue a vida útil de um abacate, eles ainda duram um tempo relativamente curto em comparação com outros alimentos congelados, permanecendo frescos por apenas 3-4 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.